sexta-feira, 5 de março de 2010

Illustrator - Como Criar Papéis de Parede

Criar um papel de parede no Illustrator é uma tarefa bem fácil. Basta juntar alguns conhecimentos básicos, com um pouco de criatividade e alguma habilidade com o mouse. Vou usar como base a ilustração encontrada na net.
1- Abra o illustrator e abra um novo arquivo no formato do seu desktop. No meu caso, vou fazer uma vetorização em 1280x1024 pixels. Para lhe auxiliar você pode colar o arquivo original no novo arquivo e redimensioná-lo. Assim o original te dará uma referência de como ser feito. Você pode trabalhar por cima dele, e no final excluir a camada com o arquivo original.

2- A principal ferramenta do Illustrator é a caneta, chamada Pen Tool (P). Com ela criaremos os principais elementos do nosso papel de parede. Ela funciona básicamente ligando pontos. Você cria um ponto inicial e ela liga esse ponto inicial ao próximo e assim consequentemente até se reencontrar com o ponto inicial. Crie uma nova camada e inicie fazendo a nuvem do alto da tela. Não é preciso ser muito detalhista, e criar vários pontos. Crie os pontos básicos, que delimitam a nuvem.

3- Depois reduza o número de pontos usando a ferramenta Smooth, que fica escondida no menu do lápis na paleta de ferramentas. Com ela faça linhas próximas às curvas e deixe que ela reduzirá o número de pontos. Passe a ferramentas duas ou três vezes até reduzir bem os pontos em cada curva

4- Crie uma nova camada para criar as estrelas, usando a ferramenta de criar estrelas, escondida no menu de criar retângulos. Para criar estrelas como as do modelo, precisamos pressionar a tecla SHIFT durante a confecção destas.

5- Crie mais uma nova camada e usando a pen tool mais uma vez, faça a nuvem inferior e suavize as linhas com o smooth. Eu não farei as folhas na ponta das ramificações, mas se achar interessante, fique a vontade. Como disse, criatividade é essencial. Na mesma camada, faça as ramificações coloridas. Se quiser colocar as borboletas também, crie uma nova camada e faça o desenho de uma delas, usando a pen tool, depois copie-as e cole quantas você achar
necessário.

6- Mais uma camada para criar os raios que saem da nuvem inferior. Neste momento, usaremos a pen tool. O objetivo é criar retângulos, um do lado dos outros. E não use o Smooth depois. Quando terminar, arraste a camada destes retângulos para trás de todas as camadas. Seu desenho deve se parecer com esse:


7- Para concluir crie uma nova camada para trabalhar com as bolinhas. Use a ferramenta Elipse, também escondida dentro do menu do quadrado.

8- Existe a liberdade para colocar a cor que desejar nos lugares que quiser. Você pode imitar as cores do autor do original. No meu modelo, vou usar cores mais alegres e vivas e demonstrar como os efeitos podem ser usados. Inicialmente pinte o céu de apenas uma cor. Depois, escolhi todos os objetos, exceto as estrelas, e retirei o seu contorno no menu Stroke. Para retirar basta selecionar o quadrinho com um traço vermelho na diagonal. Em seguida, selecionei metade dos raios, os que no original são os mais claros. Na aba lateral de cores, na parte inferior, existe um menu chamado Gradient, onde configuraremos efeito. Arraste a cor escolhida para o lugar do preto. E mexa no indicador do gradiente, até achar o local certo. Se não conseguir ajustar por lá, use a ferramenta gradiente (G). Nas estrelas, coloquei um efeito de cor predefinido na paleta de cor. Na nuvem inferior usei a ferramenta gradiente.


ssim, meu plano de fundo ficou parecido com o modelo, mas criado por mim e com meu toque. Você também pode dar seu toque em suas criações.

0 comentários: